sábado, 26 de novembro de 2011

Mergulhando de cabeça

Aproveito um pequeno (?) acidente pra contar dos meus mergulhos...
Lispa, lispa, lispa....
Em duas semanas temos apresentação de acrobacia, e eu teimei que tinha que conseguir fazer bem a parada de mão pra colocar na minha apresentação... Então lá vou eu, treinando um pouco cada dia, insistentemente...
Tudo indo bem, aprendendo a me jogar, aprendendo a cair na cambalhota e a levantar, quando ontem, numa típica sexta à noite, última aula da semana, peço que o professor de acrobacia me ajude a treinar a danada, e então, eu simplesmente não sei o que aconteceu, eu estava lá de ponta cabeça e no segundo seguinte eu senti minha cabeça no chão e meu corpo caindo descontroladamente, e minha coluna sendo amassada, e então eu estava no chão com o professor assustado se agachando e me perguntando porque eu tinha dobrado os braços, e eu que não entendia nem de que braços ele me falava já que eu sentia que estava sufocando e o pulmão sem conseguir expandir e deixar entrar ar, e então quando voltei a sentir que o ar entrava também comecei a sentir uma dor indescritível, nunca antes sentida por mim, e comecei a me contorcer e gritar e eu nem sei o que fazia, e me diziam pra parar de me mexer e eu gritava (sim, em inglês!) que estava doendo que alguém fizesse algo pra parar de doer!
Enfim, depois fui me "acalmando" chamaram a ambulância, me deram um gaz que não lembro o nome mas que foi bem legal pra relaxar e dar altas risadas, e entrar na ambulância tendo idéias malucas de o que fazer com a máscara neutra, como investigar a máscara neutra em uma ambulância...
No fim, não foi nada, só meus músculos que para proteger a coluna se tensionaram tanto que não voltavam mais ao normal, aliás, ainda nem voltaram, estou tomando bastante remédio e meio de repouso, mas vou ficar bem!
Enfim, não quero me estender nessa parte da história porque não só não é tão divertida, mas também porque meus mergulhos têm sido bem mais interessantes do que esse...

O mergulhos têm sido mais positivos pode-se dizer!
Mergulhando na vida, mergulhando em mim!

A máscara neutra é uma instância da pedagogia de Lecoq de base e fundamental. Se no começo a gente não entende porque tamanha importância, não demora muito para o ator que se propõe a passar por essa experiencia, começar a se fazer um zilhão de perguntas. O processo é angustiante, porque você vai entendendo que não se trata de encontrar respostas, mas sim perguntas que nos façam continuar avançando. Tudo pode parecer extremamente abstrato, mas é nessa abstração toda que se encontra o artístico, o singular, o sincero. Cada um da sua maneira, no seu tempo, encontra aquilo que o motiva, aquilo que o faz ser vivo, e isso não significa que ao encontrá-lo é seu, é um longo processo para o qual a máscara neutra apenas abre as portas...
São diversas viagens paralelas, por um lado a viagem na natureza, por outro a viagem na cidade, mas o que importa mesmo é que é um profundo mergulho no seu mais íntimo algo de dentro pra fora, algo que te faz acessar aquilo mais puro e sincero, sem idéias preconcebidas, sem ego, sem certezas, aquilo de mais genuíno que existe em cada um de nós, e abri-lo ao mundo, aos espectadores, aos que dia a dia estão na mesma busca que você.
Os temas e as viagens propostas são desculpas, são provocações para indicar por onde ir, para acordar diferentes partes do corpo, diferentes ritmos, diferentes qualidades de movimento, mas como nos lembram a cada instante: "There is no wrong, there is no right", se trata apenas de encontrar o que é justo consigo mesmo.

Eu sinceramente nem sei como terminar esse texto, então...




Nenhum comentário:

Postar um comentário